RENEW & ERCAM Trackers – Cooperação internacional para trazer fábrica ao Brasil

A RENEW Energia e a fabricante espanhola de seguidores solares (trackers) ERCAM S/A fecharam contrato de cooperação internacional para trazer uma unidade fabril para o Brasil.

O local exato da nova fábrica ainda está em definição, mas um forte candidato é o município de Jundiaí, SP.   Sua localização estratégica, a disponibilidade de mão de obra especializada e a facilidade de acesso à praticamente todos os componentes da cadeia de suprimentos que a fábrica irá necessitar, fazem do município uma opção bastante atrativa.   Porém, ainda estamos ouvindo propostas de outras localidades, inclusive fora do estado de São Paulo, para tomada de decisão.

Com foco em usinas fotovoltaicas de grande porte que, em sua maioria, estarão sendo contratadas através dos leilões de energia da reserva e através de investidores privados, as duas empresas iniciaram em junho/2015 ações de divulgação e prospecção de novos clientes, fornecedores e oportunidades no mercado brasileiro.

 

A ERCAM S/A é uma empresa com atuação global. Está presente em todos os continentes e possui mais de 500 MW em estruturas fixas e trackers instalados em usinas de grande porte. Exemplo disso é a usina de Kathu, na África do Sul, com potência instalada de 81 MW.

Com matriz localizada em Guadalajara, Espanha, a ERCAM possui fábricas na África do Sul, Chile, Estados Unidos e Índia.

“Acreditamos que parcerias como essa podem trazer benefícios diretos para o mercado e para o próprio país, já que vamos gerar empregos locais e tecnologia em solo brasileiro”, diz Eduardo Nicol,  diretor-geral de operações da RENEW Energia.

 

Com uma tecnologia inovadora baseada em braços hidráulicos, os seguidores solares da ERCAM possuem um custo de O&M menor e uma durabilidade muito superior quando comparados aos tradicionais trackers movidos por motores elétricos e engrenagens.

O uso de trackers permite um incremento na produtividade entre 15% a 28% para as usinas solares, dependendo do local de sua instalação.

Todas essas características permitem um payback mais efetivo e rápido para o investimento em energia solar.

“Esperamos poder contribuir para que nossos clientes reduzam custos na implantação de usinas e, também, para que estas atinjam uma produção significativamente maior. Com isso, a rentabilidade de toda a transação será benéfica para todos os lados e para o Brasil”, resume Nicol.

 

 

 

As soluções da parceria RENEW e ERCAM serão expostas na Feira ENERSOLAR +Brasil 2015, que será realizada em São Paulo, nos dias 15, 16 e 17/julho.

“Essa ação marcará o início de nossas atividades no Brasil, onde pretendemos operacionalizar contratos e implantar mais de 1,5 GW nos próximos 3 anos”, afirma Tomás Alarcon, diretor de contratos da ERCAM.

A RENEW Energia é a representante exclusiva dos produtos e serviços ERCAM em território nacional e será responsável por fazer decolar mais esta iniciativa de sucesso na política global de crescimento da empresa.

Além de estruturas fixas e trackers, a ERCAM pretende atuar em parceria com a RENEW Energia para operacionalizar projetos como EPC em usinas de grande porte.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*