Entra em operação o primeiro tracker hidráulico instalado no Brasil

Seguindo o sol

Entrou em operação na última segunda-feira, 04/04/2016, na cidade de Sorocaba, SP um projeto que reúne várias tecnologias de ponta em geração solar fotovoltaica, incluindo o primeiro tracker com movimentação de seus eixos por conjunto hidráulico instalado em uma faculdade no país.

A FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba, SP), agora conta com 63 kWp de potência solar, que irá contribuir para a redução de custos com energia e, principalmente, contribuir para formação de novos engenheiros especializados no setor de renováveis.

O sistema integra 50 kWp em estruturas fixas em telhado metálico, 3 kWp em um sistema off-grid com módulos poly, mono e filme fino e um sistema inovador de seguidor solar de 10 kWp, como sistema de movimentação dos eixos por conjunto hidráulico que tem por função aumentar a produtividade do sistema solar em até 28%.

 

 

Um projeto inovador e colaborativo

Em uma parceria inédita entre a RENOVA Energia, a BLUESOL Solar e a RENEW Energia, com total integração com a área de manutenção e operação da FACENS, o projeto foi executado em 4 mãos, para que fossem utilizados materiais e equipamentos top de linha no mercado.

A ideia é criar um ambiente muito próximo ao que será encontrado pelos futuros engenheiros no mercado de trabalho, tanto em instalações comerciais, como em usinas de grande porte.  Criando assim um ambiente de ensino com as mesmas situações que o futuro profissional encontrará em campo.

Seguidor solar ERCAM Trackers

O seguidor solar – ou, como é conhecido no mercado, tracker – utiliza um algoritmo de navegação astronômica, integrado a um conjunto sensores e controladores para comandar um conjunto hidráulico, que posicionará os painéis solares no melhor ângulo de inclinação a cada momento do dia em relação a incidência de irradiação solar.

Isso faz com que o sistema gerador solar obtenha um ganho no rendimento que pode variar entre 18% a 28%, quando comparado com sistemas que utilizam estrutura fixa.

O seguidor solar utilizado neste projeto tem alguns diferenciais em relação aos trackers tradicionais, por utilizar a tecnologia de movimentação por cilindros hidráulicos, o que proporciona um menor custo de manutenção e operação do sistema, bem como um nível de garantia de operação superior a 99%, e um tempo médio de manutenção de aproximadamente 30 minutos.

O tracker é da marca espanhola ERCAM, e está instalado em grandes usinas ao redor do mundo, possuindo mais de 10 anos de experiência e evolução do equipamento em mais de 500MW instalados junto aos maiores players do mercado global (maiores informações em www.ercamdobrasil.com.br).

A RENEW Energia é representante exclusiva no Brasil para venda deste seguidor.

Uma sala de aula em campo

Um dos pontos altos do projeto é o eletrocentro, como é conhecido o local onde estão instalados os inversores, transformador, quadros de controle e proteção, bem como as baterias do sistema off-grid.

Este eletrocentro foi construído e customizado para se transformar em uma grande sala de aula em campo.  Ele conta com uma grande porta de acesso lateral que se abre para o campo permitindo a completa visualização dos recursos internos para aplicação das aulas práticas em campo.

Projeto executado em parceria com as seguintes empresas:

VIDEO - Veja um resumo da montagem e instalação em 2 minutos de vídeo.