Aneel aprova alta média de 18,6% na conta de luz de clientes da Eletropaulo em SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (3/7/2014) o aumento médio de 18,66% nas contas de luz dos clientes da Eletropaulo, distribuidora que atende a 6,7 milhões de unidades na região metropolitana de São Paulo. O reajuste começa a valer nesta sexta (4).

Para os clientes residenciais (baixa tensão), a alta será, em média, de 18,06%. Já para os grandes consumidores industriais (alta tensão) ela será de 19,93%.

De acordo com o relator do processo, o diretor da Aneel André Pepitone, os índices de reajuste se devem ao aumento dos custos com compra de energia apresentado pela Eletropaulo. Isso quer dizer que, nos leilões mais recentes feitos pelo governo para que as distribuidoras comprem energia das geradoras e atendam seus consumidores, a empresa pagou valor mais alto pelo megawatt-hora, na comparação com contratos anteriores.

As distribuidoras não lucram com a compra de energia. A remuneração delas vem do serviço de entrega da energia aos clientes. Entretanto, elas têm direito de repassar esse custo às suas tarifas.

Devolução

O reajuste médio nas contas de luz da Eletropaulo seria 3,3 pontos percentuais maior, passando de 18,66% para 21,9%, se não fosse a decisão tomada nesta semana pela Aneel e que negou recurso da empresa contra a determinação para que devolva a seus clientes R$ 626 milhões recebidos irregularmente via tarifa de luz.

A Aneel havia apontado que o repasse seria feito em até 4 anos. Entretanto decidiu, no reajuste aprovado nesta quinta, que já seriam descontados 50% do valor total (R$ 313 milhões), o que resultou no menor índice de aumento das contas de luz.

De acordo com a Aneel, entre 2002 e 2011 a Eletropaulo incluiu, entre os valores a serem considerados para cálculo do reajuste de sua tarifa, investimentos na implantação de 246 quilômetros de cabos de alumínio que não existiam. Ou seja, durante 10 anos, os clientes da distribuidora pagaram por investimentos que ela não fez.

Fonte: G1
Notícia original: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/07/aumento-medio-na-conta-de-luz-de-clientes-da-eletropaulo-sera-de-186.html

Nossa opinião

Se você tinha alguma dúvida quanto a necessidade de adquirir um sistema para gerar sua própria energia, no telhado ou cobertura da sua casa, utilizando recursos naturais renováveis, limpos e sustentáveis, nós vamos lhe dar alguns motivos.
– Ao instalar um sistema fotovoltaico ou eólico para gerar sua própria energia, você pode reduzir em até 95% da sua conta de energia e ainda ficará livre dos reajustes das tarifas pelo tempo de durabilidade do seu sistema, que hoje está estimado entre 20 a 25 anos.
– Em relação ao valor do seu imóvel, a valorização é imediata pois ele passa a pertencer uma seleta categoria de imóveis eficientes, ecologicamente corretos e que demandam um baixo custo com energia e manutenção.
– Você estará dando função útil a uma área normalmente subutilizada e, de quebra, poderá reduzir seus custos com sistemas de ar condicionado já que dependendo do tipo de instalação, o sistema irá contribuir para reduzir o calor incidente diretamente sobre o telhado ou cobertura do seu imóvel.
– Você passará a contar imediatamente com o dinheiro que estaria destinado ao pagamento de sua conta de energia, configurando uma receita extra que pode ser significativa, considerando seus custos com energia.
– No caso do seu empreendimento comercial, industrial ou rural, você estará aumentando sua competitividade já que muitas vezes o custo com energia afeta diretamente os resultados econômicos e financeiros das empresas.
– Isso tudo sem citar que você estará contribuindo para aumentar a qualidade e disponibilidade de energia no entorno de sua usina, através da injeção do excedente não consumido de energia que você gerou e, esse excedente retornará na forma de descontos em sua conta de energia.
– Além disso tudo o ecomarketing estará contribuindo para atrair clientes e mídia espontânea para seu empreendimento.

Podemos listar muitos outros benefícios que justificam o investimento imediato na aquisição desse tipo de sistema pois, com está claro para todos, os reajustes das tarifas não irão parar por aí e tendem a ser muito superiores a inflação oficial, daqui para frente.

Para conhecer um pouco mais, consulte a nossa opção ENERGIAS RENOVÁVEIS e depois peça um orçamento sem compromisso. Nós estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas e fornecer a melhor solução para o seu caso.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*